Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
DESTAQUES
Ver mais
14 DE JULHO DE 2019, DOMINGO
FONTE: RC
Intervenção no Conselho Nacional de 13 julho de 2019
No debate realizado no Conselho Nacional da Renovação Comunista a 13 de julho de 2019 saiu apoiada a linha política definida em discurso abaixo publicado.

Ver mais
26 DE JUNHO DE 2019, QUARTA-FEIRA
A 13 de Julho de 2019
Ao abrigo do ponto 5, do artigo 12º dos Estatutos, o Presidente do Conselho Nacional convoca o Conselho Nacional da Associação Política Renovação Comunista para - Sábado, dia 13 de Julho de 2019, às 10h00, Edifício da Junta de Freguesia de Carnide, Largo das Pimenteiras, 6. Fica na esquina oposta ao Colégio Militar, na Avenida do Colégio Militar. A Ordem de Trabalhos proposta ao Conselho Nacional será: 1 -situação política; 2-Debate sobre a renovação dos órgãos da Associação.

Ver mais
21 DE MAIO DE 2019, TERÇA FEIRA
FONTE: RC
A Renovação Comunista apela ao voto à esquerda para que novos avanços sejam possíveis na Europa e em Portugal

Ver mais
20 DE MAIO DE 2019, SEGUNDA FEIRA
FONTE: RC
POR: Paulo Fidalgo
As peripécias da luta social e novos fenómenos so sindicalismo são adiante comentados tendo em conta os processos mais recentes.

Ver mais
18 DE FEVEREIRO DE 2019, SEGUNDA FEIRA
A newsletter da Renovação volta para abordar dois assuntos candentes da actualidade, o processo político intenso por que está passando o nosso país na questão da construção do Serviço Nacional de saúde por via da proposta de Lei de Bases da Saúde, e a questão do absurdo regresso do imperialismo "zombie" no caso da Venezuela e o lastimável posicionamento do governo do partido socialista alinhando servilemente com o inacreditável Donald Trump.

Ver mais
17 DE FEVEREIRO DE 2019, DOMINGO
POR: Cipriano Justo
A discussão sobre a lei de bases da saúde, uma iniciativa à esquerda, é um processo político original e deveras interessante como passo na construção de uma alternativa. É um combate exemplar como se mostra em seguida.

Ver mais
16 DE FEVEREIRO DE 2019, SÁBADO
POR: Paulo Fidalgo
A Venezuela na encruzilhada
As ameaças americanas e de parte da Europa à Venezuela á luz do imperialismo recauchutado de Donald Trump e a lastimável posição do governo do partido socialista é que se avalia de seguida.

Ver mais
02 DE DEZEMBRO DE 2018, DOMINGO
FONTE: RC
O Conselho Nacional da Renovação Comunista reuniu a 1 de Dezembro de 2018 em Lisboa e aprovou a declaração que se segue

Ver mais
01 DE DEZEMBRO DE 2018, SÁBADO
A 1 de Dezembro de 2018
Ao abrigo do ponto 5, do artigo 12º dos Estatutos, o Presidente do Conselho Nacional convoca o Conselho Nacional da Associação Política Renovação Comunista para - Sábado, dia 1 de Dezembro de 2018, às 10h00, Hotel Marquês de Sá, junto à Gulbenkian. A Ordem de Trabalhos proposta ao Conselho Nacional será: 1 -situação política e "europeias"; 2-iniciativas; 3-situação interna da Associação Renovação Comunista.

Ver mais
21 DE OUTUBRO DE 2018, DOMINGO
FONTE: RC
Posição da Direção da Renovação Comunista
A evolução política marcada pelo novo acordo sobre o orçamento de Estado e a remodelação governamental justificam a tomada de posição da Renovação Comunista que a seguir se transcreve

Ver mais
30 DE SETEMBRO DE 2018, DOMINGO
A newsletter da Renovação Comunista está de volta com interessantes contributos. Em primeiro, Carlos Brito, a figura viva mais marcante do devir político do país e ator privilegiado da resistência e da revolução, reflete em entrevista deveras marcante, acerca de lições políticas passadas e perspectivas a que não podemos ficar indiferentes. Em segundo, Serafim Nunes, um conhecedor do Brasil comenta o intenso drama político que ali se vive. Em terceiro, Cipriano Justo abre o debate e desafia a considerar abertamente o futuro governo do país a ser desenhado em resultado do próximo ciclo eleitoral. Finalmente, avalia-se a peste fascista e de extrema-direita com que sectores agressivos do capitalismo procuram por todo o lado virar a saída da crise a seu favor com enganos, e maior exploração e confrontação.

Ver mais
29 DE SETEMBRO DE 2018, SÁBADO
História, ideal comunista e ação
Carlos Brito, figura maior da luta revolucionária em Portugal oferece-nos um depoimento valioso sobre a história do processo revolucionário e as perspectivas para a afirmação do ideal comunista. É um contributo de grande alcance quando o país se aproxima de batalhas decisivas no próximo ciclo político. Pode ver a entrevista neste link.

Ver mais
29 DE SETEMBRO DE 2018, SÁBADO
FONTE: RC
POR: Serafim Nunes
Serafim Nunes é um conhecedor da situação brasileira e responde aqui às perguntas da nossa Newsletter sobre o drama político e eleitoral que varre aquele país.

Ver mais
27 DE SETEMBRO DE 2018, QUINTA FEIRA
FONTE: RC
POR: Cipriano Justo
"Não será insistindo nas diferenças, que estiveram sempre presentes, que se prossegue o que ainda só começou a ser construído. Será no exercício de identificação do que entretanto ficou mal feito e do que não está feito que se há-de encontrar a melhor formulação para prosseguir o caminho das transformações sociais que estão aí a bater à porta a cada dia que passa. Este não é o tempo de nos ficarmos por este ponto de partida, esta é a altura de ir mais além."

Ver mais
20 DE SETEMBRO DE 2018, QUINTA FEIRA
FONTE: RC
POR: Paulo Fidalgo
Os acontecimentos de hoje parecem reproduzir a atmosfera dos anos 30 do século passado com a ascensão do fascismo na República de Weimar. Esse traço comum é aqui evocado perante o alastramento de forças de extrema-direita na Europa e no mundo

17 DE JULHO DE 2018, TERÇA FEIRA
No dia do seu desaparecimento, a Renovação Comunista endereçou a Catarina Martins as condolências da nossa Associação

OPINIÃO
11 DE JANEIRO DE 2016, SEGUNDA FEIRA
Publicado no Tempo Medicina
O acordo de governo entre a esquerda e o centro-esquerda permitiu alcançar resultados importantes em domínios que a crise tornou inadiáveis. Coloca porém sérios desafios na definição de políticas a mais longo prazo que começem a desenhar um país novo, solidário e moderno. No sector da saúde, Cipriano Justo aponta uma séria deficiência na definição estratégica que importa debater e superar.
REFLEXÃO
06 DE AGOSTO DE 2017, DOMINGO
Paulo Fidalgo
Os britânicos (e os europeus também) ainda andamos às voltas com o Brexit. O The Guardian discute a questão como uma contradição insanável que pode levar à reversão do referendo. Um brexit soft faria do UK um satélite da Europa pois participaria num espaço regulado sem contribuir para a sua regulação o que dificilmente fará algum sentido. Uma saída hard ou o remain são as opções que restam. Ora, se a força do remain no parlamento subiu com a eleição pode ver-se como todo o processo está a patinar. No Conselho Nacional e na Direção da Renovação a questão foi debatida na altura das eleições da forma que se segue.
DOCUMENTOS
15 DE ABRIL DE 2016, SEXTA FEIRA
Projecto da Renovação Comunista em discussão!
A Renovação Comunista coloca à discussão pública o seu projeto de "Comunidades Locais de Saúde".Até hoje, o país não tem estruturado uma verdadeira política de saúde. Apenas tem agido sobre o funcionamento dos serviços de saúde sem agir sobre a procura, limitando-se a esperar que caiam na sua rede os "corpos vítimas das diversas noxas constitucionais ou ambientais" (frase célebre de Marc Lalonde) sem cuidar de reduzir a procura, sem construir as condições para diminuir a procura de serviços e aumentar a esperança de vida com saúde. É responder com ação do lado da procura que leva a Renovação Comunista a colocar ao público em discussão a criação de um dispositivo de intervenção organizada das comunidades para modificar a procura e fazer aproximar o país dos melhores resultados em "esperança de vida com saúde". Pode consultar a proposta aqui .

28 DE JANEIRO DE 2012, SÁBADO


16 DE NOVEMBRO DE 2010, TERÇA FEIRA


27 DE MARÇO DE 2010, SÁBADO

06 DE JANEIRO DE 2007, SÁBADO

24 DE MAIO DE 2003, SÁBADO
Conheça o manifesto da Renovação Comunista, o documento fundador do movimento

22 DE MARÇO DE 2003, SÁBADO