Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
17 DE JULHO DE 2007, TERÇA FEIRA
Comunicado da Renovação Comunista sobre o resultado das eleições em Lisboa
As responsabilidades da esquerda na governação de Lisboa
A Direcção da Renovação Comunista
As responsabilidades da esquerda
na governação de Lisboa



Os resultados das eleições intercalares para a autarquia de Lisboa vieram mostrar a justeza das críticas dirigidas ao executivo camarário liderado por uma coligação de direita e da exigência de devolver aos lisboetas a decisão sobre o destino a dar ao governo da cidade. A pesada derrota sofrida pelo PSD, CDS e Carmona Rodrigues é disso testemunho inequívoco e confirma que não só valeu a pena realizar este acto eleitoral como ele era absolutamente indispensável.



A votação das três candidaturas à esquerda do PS - Bloco de Esquerda, CDU e Cidadãos por Lisboa - representam praticamente metade do valor alcançado por toda a esquerda, tendo a Renovação Comunista, dentro da sua esfera de acção e influência, dado o seu contributo para estes resultados. Este facto, cuja tradução prática ficou expressa na eleição de cinco vereadores, deve exigir agora um esforço de entendimento e convergência programática de forma a nenhuma destas formações ficar de fora e todos os mandatos alcançados pela esquerda serem empenhados na melhoria das condições de vida dos lisboetas e na reabilitação do bom funcionamento da Câmara Municipal.



Ao PS, enquanto partido vencedor destas eleições cabe, naturalmente, uma particular responsabilidade na construção de uma solução de governo para a cidade. Compete-lhe apresentar os termos em que se propõe dar resposta às necessidades imediatas da cidade e dos lisboetas, tendo sempre presente o sentido do voto dado pelos eleitores: a recusa de acordos com os responsáveis pela crise da CML (Carmona e o PSD) e a opção clara por uma solução de governabilidade à esquerda da cidade de Lisboa.



Lisboa, 16 de Julho de 2007


A Direcção da Renovação Comunista