Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
06 DE DEZEMBRO DE 2008, SÁBADO
Comunicado da Direcção da Renovação Comunista
A Situação na Câmara de Lisboa e a Perspectiva de Convergência à Esquerda
Leia aqui ocomunicado da Direcção da Renovação Comunista sobre A Situação na Câmara de Lisboa e a Perspectiva de Convergência à Esquerda
A Renovação Comunista participou activamente na candidatura Lisboa é Gente para as eleições intercalares da autarquia de Lisboa. Alguns dos seus dirigentes figuraram nas listas para os seus órgãos, intervieram na campanha eleitoral e contribuíram directamente para a elaboração do respectivo programa eleitoral. A Renovação Comunista defendeu os termos do acordo pós-eleitoral entre esta candidatura e o Partido Socialista, considerando que ele representava um contributo programático relevante para a resolução dos problemas mais prementes da cidade de Lisboa e a sinalização de uma vontade de convergência entre organizações políticas de esquerda com potencialidades de desenvolvimento mais alargado.

A prova das virtualidades do acordo, do que representou de contribuição para a resolução dos problemas dos lisboetas e de aproximação da esquerda a soluções de governo da cidade, esteve na precoce e veemente reacção de oposição da direita. Não pode deixar de ser notado neste quadro o grande silêncio do PS nacional em relação à constituição de uma solução de esquerda na Câmara de Lisboa.

A concretização do acordo, apesar de todas as dificuldades em que a Câmara foi deixada, tem trazido indiscutíveis aspectos positivos no capítulo do reequilíbrio financeiro, da regularização do problema dos trabalhadores precários e no combate à corrupção. Razão pela qual, a Renovação Comunista se distancia da decisão do Bloco de Esquerda de retirar a confiança política ao vereador Sá Fernandes.

A situação criada constituí sem dúvida uma dificuldade acrescida na formação de uma solução maioritária de esquerda que amplie e consolide uma solução estável e progressista na Câmara, desejavelmente reprodutível no próximo mandato, para que se prossiga o saneamento financeiro, se dê continuidade ao plano Verde e se consolide a reestruturação das empresas municipais.
A Renovação Comunista continuará empenhada na construção de uma solução abrangente capaz de sair vitoriosa em 2009, e que resulte numa convergência plural das forças de esquerda.

Lisboa, 4 de Dezembro de 2008

A Direcção da Renovação Comunista


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.