Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
13 DE JUNHO DE 2008, SEXTA FEIRA
Uma maioria do povo Irlandês votou NÃO ao tratado de Lisboa
Os Povos são Soberanos
Declaração de Lothar Bisky, Presidente do Partido Europeu da Esquerda sobre o referendo Irlandês.
"Quem diz não a uma União Europeia basicamente errada não é “anti-Europeu”. Anti-Europeus são sobretudo aqueles que os ignoram e insistiem em prosseguir as mesmas políticas erradas."
Uma política que enfraquece cada vez mais a Europa Social e prefere investir cada vez mais dinheiro em armamentos e intervenções militares fora da Europa não é do interesse do povo Europeu.

O NÃO de Dublin e a real lição do processo abortado de reforma da União Europeia indicaque a integração Europeia só pode ter sucesso se corresponder às necessidades da maioria do povo. Não pode ser uma União Europeia contra a vontade da maioria do povo. Os governos melhor fariam que observassem o princípio da soberania popular na União Europeia, também.
Todo o poder vem do povo. Este princípio é violado bastantes vezes pelos governos da União Europeia. Ao contrário do governo Alemão de Grande Coligação o governo Irlandês teve a curagem de perguntar a opinião ao seu povo.

Não há necessidade de um novo “periodo de reflexão” com o mero objective de remover o obstáculo que o resultasdo do único referendo constitui através de um conjunto de truques jurídicos. Pelo contrário, eles devem pensar sobre como incluir os cidadãos que pedem uma mudança na União Europeia a favor de uma Europa social, civil e democrática.

Quem diz não a uma União Europeia basicamente errada não é “anti-Europeu”. Anti-Europeus são sobretudo aqueles que os ignoram e insistiem em prosseguir as mesmas políticas erradas.

A Esquerda e a Esquerda Europeia ficam encorajadas pelo voto Irlandês a continuar a lutar pelas mudanças necessárias nas políticas da União Europeia.

Lothar Bisky
Presidente da Esquerda Europeia.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.