Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
26 DE SETEMBRO DE 2008, SEXTA FEIRA
Jorge Nascimento Fernandes
Tanto para as Teses que a Direcção do PCP irá apresentar no XVIII Congresso daquele Partido, como para os autores de um livro recentemente publicado pela Edições Avante! a queda da União Soviética deve-se à traição dos seus dirigentes. Neste livro defende-se que desde a subida de Khruchov ao poder que uma linha de direita vinha progressivamente tomando conta do Partido. Jorge Nascimento Fernandes analisa em Opinião a entrevista que aqueles autores deram ao Avante!

Ver mais
17 DE SETEMBRO DE 2008, QUARTA-FEIRA
FONTE: Texto publicado no nº4 da revista Vírus
POR: João Semedo
"Uma estratégia partilhada e um programa político comum para afirmar e construir à esquerda do PS uma alternativa política – é por aqui que devem seguir o Bloco e os socialistas que não se reconhecem nesta caricatura da esquerda em que se tornou a direcção do PS. Tanto para o combate político de todos os dias como para o tempo eleitoral que aí vem. "

Ver mais
13 DE SETEMBRO DE 2008, SÁBADO
FONTE: O Público
POR: Cipriano Justo
"Á esquerda do PS a hipótese experimental encontra na actual conjuntura o melhor terreno para ser testada. Um polo de convergências neste campo representa mais do que a soma das partes. O efeito de aura que essa convergência iria desenvolver seria capaz não só de impulsionar ao voto os portugueses que podem estar tentados a virar as costas à próxima disputa eleitoral se tudo continuar na mesma, mas também mostrar que o encontro de 3 de Junho no Teatro da Trindade foi só um teste, com potencialidades para se generalizar a outras forças e enterrar uma limitação que tem produzido mais custos do que benefícios sociais."

Ver mais
08 DE SETEMBRO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
Jorge Nascimento Fernandes
José Manuel Jara escreveu no Avante um artigo sobre o Bloco de Esquerda, cujo o título parafraseia o célebre livro de Álvaro Cunhal “O Radicalismo pequeno burguês de fachada socialista”. No entanto, erra o alvo confundindo os interesses sectários e isolacionistas do PCP actual, com o combate do PCP dos anos 70 contra uma deriva esquerdista que ameaçava perigosamente os objectivos nacionais do derrube do fascismo em Portugal. Ler aqui