Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
06 DE ABRIL DE 2009, SEGUNDA FEIRA
Lisboa
Saramago apela a uma coligação de esquerda
"O Nobel da Literatura vai estar ao lado de Jorge Sampaio no apelo em forma de petição para que PS e PCP concorram coligados nas próximas eleições para a câmara da capital. José Saramago teve uma "conversa pessoal" com Jorge Sampaio sobre o assunto e ambos assumiram estarem preocupados com a coligação à direita e pedem entendimento de esquerda." Leia esta notícia publicada hoje no Diário de Notícias.
José Saramago vai mesmo aliar-se a Jorge Sampaio no apelo à formação de uma coligação de partidos de esquerda - PS e PCP - para concorrer à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, a realizarem-se após o Verão, sabe o DN.

A ideia do apelo do ex-presidente da República e do Nobel da Literatura nasceu há poucas semanas durante a homenagem feita nos Paços do Concelho a Jorge Sampaio e na qual José Saramago esteve presente, tendo-se deslocado de propósito de Lanzarote para a cerimónia.

Neste encontro, ambos concluíram, após "conversa pessoal", que estava em perigo a continuação de uma maioria de esquerda na autarquia da capital e que seria mais do que provável a diminuição da soma dos votos dos partidos socialista e comunista face à coligação de direita que Pedro Santana Lopes já anunciou que o irá suportar. Refira-se que o antigo primeiro-ministro que sucedeu a Durão Barroso pode arregimentar, e de forma inédita, organizações partidárias onde estão, para além do PSD - como o CDS/PP, o MPT e o PPM.

A proposta de Jorge Sampaio e de José Saramago tem como inspiração o momento em que ambos foram autarca e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, na década de 90, e cujas candidaturas retiraram ao CDS e ao PSD o domínio da principal câmara do País que até então vigorava. Os dois ex-autarcas consideram que só uma coligação deste tipo poderá ter força para fazer face à ameaça Pedro Santana Lopes e que a apresentação de candidaturas em separado pelas duas estruturas partidárias irá provocar uma divisão no eleitorado de esquerda que possibilitará o regresso do PSD e do CDS à autarquia.

Os dois signatários estão certos da dificuldade que poderá existir para este entendimento se verificar devido à proximidade das eleições legislativas e do PCP querer ir a votos por si só. Por outro lado, a coligação que elegeu Jorge Sampaio enfraqueceu e esvaziou o PCP de forma irremediável, situação que este partido poderá não querer ver reeditada mesmo estando em causa o fim da maioria de esquerda em Lisboa.

O apelo vai ter a forma de petição e será anunciada dia 13, com subscritores como José Vera Jardim, Maria de Belém Roseira, Marques Júnior, Medeiros Ferreira e Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.