Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
07 DE MAIO DE 2009, QUINTA FEIRA
Carlos Brito critica atitude do PCP na sequência das agressões a Vital Moreira
"Carlos Brito critica o Partido Comunista por não ter condenado as agressões e insultos a Vital Moreira, no desfile da CGTP no 1.º de Maio. O antigo dirigente do PCP e um dos elementos da Renovação Comunista defende que a condenação dos incidentes, que continua por acontecer, é essencial." Leia no nosso site e ouça no Rádio Clube a posição de Carlos Brito a propósitos dos incidentes do 1º de Maio.
O antigo dirigente comunista critica o PCP, mas aplaude a CGTP e Carvalho da Silva por terem pedido desculpa a Vital Moreira. Para o renovador comunista, os incidentes como o de sexta -feira têm de ser condenados porque não são admissíveis em democracia.

Vital Moreira diz que continua à espera de um pedido de desculpa por parte do PCP. O candidato do PS às eleições europeias diz que não tem dúvidas de que foi insultado e agredido por militantes comunistas.

Na resposta, Jerónimo de Sousa diz que o PCP não recua e garante que os comunistas não vão pedir desculpa a Vital Moreira e ao PS. O líder comunista diz mesmo que as agressões foram mesmo como uma prenda para o candidato socialista.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que as agressões a Vital Moreira beneficiam o candidato socialista, o PS e o Governo. O comentador, defendeu ontem, na RTP, que o PCP deveria ter pedido desculpas pelo incidente.


 
a verdade
Enviado por carlos , em 03-06-2009 às 00:01:22
Pelos vistos, os pseudo agressores, eram do Bloco. e o que pensa Carlos Brito da Morte de Sous Franco ou dos murros que deram no Francisco Assis. Tb foi culpa do PCP. Penso que Carlos Brito deveia assumir-se e ir de fez para o PS, esse grande partido tipo albergue espanhol, formado por ex PCP, ex CDS e ex PSD.
Houve uma condenação pública!
Enviado por Paulo Mouta, em 13-05-2009 às 03:00:12
Com todo o respeito e admiração sincera que me merece o Carlos Brito, penso que nesta questão há alguns equívocos. Em primeiro lugar o principal é que já foram condenados estes acontecimentos pelo menos (que eu tenha visto) no parlamento pela voz do deputado Bernardino Soares. E acaba por ser mais até do que uma condenação porque lamenta os acontecimentos e analisa o que deles adveio. Sendo acontecimentos manifestamente condenáveis não poderiam ficar apenas e só pela condenação. Teria que se seguir uma análise.

Não podemos ignorar que os insultos de traidor não saíram apenas da boca de militantes do PCP, e as imagens da RTP provam isso mesmo. Membros e dirigentes (locais) de pelo menos outro partido (Bloco de Esquerda) participaram nesse triste espectáculo talvez por saberem que as culpas do mesmo seriam sempre atribuídas ao PCP. Mas as imagens são da RTP e não imagens editadas na Soeiro Pereira Gomes.

Vital Moreira afirma que os insultos partiram de militantes do PCP porque o chamavam de traidor. Mais uma vez, as imagens provam que não são apenas os militantes comunistas (do PCP) que o consideram enquanto tal.

A terem sido efectivamente militantes do PCP os responsáveis pelo início dos confrontos verbais isso é uma péssima notícia para o PCP. Já lá vai o tempo em que o partido doutrinava os seus militantes, em que os incentivava a ler e a aprender tudo quando pudesse ser importante para a sua luta. E muitas gerações se formaram ali. Muitos lá permanecem e outros legitimamente seguiram outros caminhos. Mas pensar que o PCP é hoje um partido com militantes estúpidos e indisciplinados ao ponto de se deixarem cair numa esparrela daquelas, é para mim algo que me parece, sinceramente, inverosímil. Sabendo que todos iriam cair sobre o PCP e num período tão sensível como um ano de três eleições, não me parece que os militantes do PCP sejam tão ingénuos, mas admito que possa estar enganado.

Ao ler o que disse José Saramago sobre esta questão, admito que, este sim, possa ser um motivo válido para expulsar militantes caso se prove a responsabilidade de algum em concreto. Mas continuo a ter as minhas dúvidas.

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.