ACTUALIDADE NACIONAL 30 DE JUNHO DE 2009, TERÇA FEIRA POR: Guilherme da Fonseca-Statter Ou A Propósito de um “Debate entre economistas e académicos†Leia mais um artigo de Guilherme da Fonseca-Statter sobre os Manifestos, este dirigido principalmente ao dos 51 subscritores.
29 DE JUNHO DE 2009, SEGUNDA FEIRA O debate deve ser centrado em prioridades: "Estamos a atravessar uma das mais severas crises económicas globais de sempre. Na sua
origem está uma combinação letal de desigualdades, de especulação financeira, de
mercados mal regulados e de escassa capacidade polÃtica." Leia o recente Manifesto Alternativo para a Economia subscrito por mais de cinquenta economistas e que apareceu como resposta a outro Manifesto assinado pelos principais responsáveis pelo buraco em que têm vindo ao longo dos anos a meter o paÃs.
29 DE JUNHO DE 2009, SEGUNDA FEIRA POR: Guilherme da Fonseca-Statter Ou umas novas Guerras de Alecrim e Mangerona "Dizem-nos uma série de observadores, cada vez mais atentos, que estamos perante uma grave crise social e económica. No entanto, para quem já estava desempregado há uns dois ou três anos a crise não é nova." Leia a opinião do renovador Guilherme da Fonseca-Statter sobr os dois recentes manifestos de economistas que foram publicados nos últimos dias.
23 DE JUNHO DE 2009, TERÇA FEIRA POR: Cipriano Justo "Em consequência dos resultados de 7 de Junho já há quem se prepare para encomendar o cadáver do PS ainda o doente não está morto." No rescaldo das eleições para o Parlamento Europeu o nosso site abriu o debate sobre os resultados das mesmas. Leia aqui a posição do dirigente da Renovação Comunista Cipriano Justo.
21 DE JUNHO DE 2009, DOMINGO POR: Manuel de Oliveira Continuamos com o debate em torno dos resultados e da sua interpretação das Eleições para o Parlamento Europeu. Publicamos hoje uma carta enviada pelo renovador Manuel Oliveira.
16 DE JUNHO DE 2009, TERÇA FEIRA POR: João Rodrigues "A lição da crise é que ela não ensina, não gera respostas polÃticas automáticas. Talvez a solução venha de uma esquerda socialista renovada." Leia mais esta opinião do renovador João Rodrigues sobre os resultados das eleições europeias publica no jornal "i".
14 DE JUNHO DE 2009, DOMINGO POR: João Semedo No rescaldo das eleições para o Parlamento Europeu temos vindo a inserir diversos textos que permitem uma melhor compreensão dos resultados eleitorais. IncluÃmos hoje um texto original do renovador, mas também deputado do Bloco de Esquerda, João Semedo.
10 DE JUNHO DE 2009, QUARTA-FEIRA FONTE: Jornal de NotÃcias POR: Manuel António Pina Numa pequena crónica no Jornal de NotÃcias Manuel António Pina analisa a fraca afluências à s urnas e, por consequência, a fraca votação que os partidos tiveram. Leia que vale a pena.
10 DE JUNHO DE 2009, QUARTA-FEIRA FONTE: Público, 10.06.2009 POR: Rui Tavares "Quem olha para o mapa da Europa que saiu das eleições de domingo passado dificilmente imaginaria que ainda há dez anos, dos quinze paÃses que a UE então tinha, quatorze eram governados por partidos socialistas e afins. Esses partidos de centro-esquerda foram os principais castigados das eleições. Ninguém de esquerda pode ir para o Parlamento Europeu de ânimo leve: o que nos espera é uma oposição dura, durÃssima, numa União Europeia cada vez mais conservadora e perante uma crise que vai ser longa e pesada." Leia este interessante artigo de Rui Tavares, eleito como independente pelo Bloco de Esquerda para o Parlamento Europeu, publicado hoje no Público.
09 DE JUNHO DE 2009, TERÇA FEIRA FONTE: Jornal o Pùblico de 04/06/2009 Alguns camaradas fizeram-nos chegar esta notÃcia que saiu no Público a propósito do caso BPN, porque ela espelha bem os negócios em que o centrão dos interesses está envolvido, aqui a transcrevemos. Algumas das personagens do PS citadas no e-mail não consta que tivessem aceite qualquer lugar no BPN, nem é nossa preocupação citar os seus nomes, pretendemos simplesmente dar o panorama de como vai a nossa vida polÃtica dos interesses.
04 DE JUNHO DE 2009, QUINTA FEIRA POR: Guilherme da Fonseca-Statter "Ouvi há pouco a notÃcia de que, segundo o Banco Central Europeu, as expectativas da evolução económica tinham sido revistas em baixa e que a retoma na zona euro só chegará em meados do ano 2010." Lei-a mais um artigo do nosso colaborador Guilherme da Fonseca-Statter sobre a actual situação económica.
|