Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
17 DE OUTUBRO DE 2010, DOMINGO
de Cipriano Justo
Cenas da luta de classes em New Orleans
Começado a escrever em 1945 com o título provisório The Nigth Poker, Um Eléctrico Chamado Desejo, como aliás todas as obras de Tennesse Williams de que Gata em Telhado de Zinco Quente, A Noite do Iguana, O Jardim Zoológico de Cristal, Subitamente no Verão Passado, A Rosa Tatuada e Doce Pássaro da Juventude, são exemplos maiores, tem uma forte carga metafórica, razão pela qual têm sido muitas e díspares as leituras e interpretações de que tem sido objecto.
Enquanto obras abertas, e na linha de Edward Albee e do cinema de Joseph Loosey, será também essa uma das razões pelas quais as peças deste autor obtiveram o interesse dos mais prestigiados encenadores e realizadores de cinema e a adesão de um vasto público que via em cada uma das suas obra a dissecação das tensões relacionais que acompanham a moblidade social das sociedades em acelarado processo de crescimento e que nos EUA ficou conhecido por “sonho americano”.

Neste trabalho de Tennesse Williams o que está em jogo é o confronto entre os valores de Blanche Dubois, representante da burguesia agrária do Missouri arruinada e obrigada a vender a propriedade para pagar as dívidas e a trocar favores sexuais para iludir o seu declínio social, de Stanley Kowalsky, filho de emigrantes polacos, camionista, jogador de poker e líder de uma equipa de bowling de um bairro pobre de New Orleans, e de Stella Dubois, irmã de Blanche e mulher de Stanley e cujo desígnio é procurar conciliar a violência da queda da sua classe social de origem com a violência da ascenção da classe social com que se aliou.

De um lado estará sempre o bluff da jogadora de poker que só descobre a mão quando já não tem mais recursos para continuar o jogo, do outro a perseguição ao strike do camionista de longo curso. Será de Stella Dubois que surgirá a síntese desta bipolarização de valores com o nascimento de um filho cujo simbolismo nas vésperas da derrota do nazi-fascismo, e para o qual a América foi decisiva, remete para a ideia de que a superação das contradições sociais se fará com a criação de um ente que será maior e melhor do que a soma dos seus progenitores. A maestria de Tennesse Williams está em conseguir descrever uma espécie de guerra civil desenrolada num bairro pobre da América mais conservadora em que os elementos simbólicos emergem e mantêm-se sempre bem ancorados na conjuntura social dando um sentido universal a um acontecimento doméstico.


Um Eléctrico Chamado Desejo
de Tennesse Willliams
Teatro Nacional de D. Maria
Encenação de Diogo Infante
Interpretação de Albano Jerónimo, Alexandra Lencastre, André Patrício, Estêvão Antunes, José Neves, Lúcia Moniz, Marques D’Arede, Paula Mora. Pedro Laginha, Sofia Correia


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.