ACTUALIDADE NACIONAL 13 DE DEZEMBRO DE 2010, SEGUNDA FEIRA João Rodrigues Economista, Investigador do Centro de Estudos Sociais e co-autor dos blogues Ladrões de Bicicletas e Arrastão O principal objectivo da polÃtica de austeridade assimétrica permanente, com tradução orçamental, irá ser alcançado: segundo o Jornal de Negócios, Portugal terá uma queda dos salários de cerca de 3,5% em 2011. Os cortes salariais médios de 5% na função pública contagiam o sector privado.
12 DE DEZEMBRO DE 2010, DOMINGO Cipriano Justo Passados alguns meses está explicada a razão pela qual Cavaco Silva, na qualidade de Presidente da República, nem pestanejou, e porventura até concordou, quando o Presidente da República Checa invectivou Portugal pelo seu desempenho no domÃnio da polÃtica económica. Comparativamente, as suas declarações na Cimeira Ibero-Americana de Mar del Plata, a fazer fé no que foi divulgado pelos órgãos de comunicação social, não andaram muito longe da avaliação que o seu homólogo checo fez então.
12 DE DEZEMBRO DE 2010, DOMINGO Entrevista a Jorge Bateira Vai produzir uma redução do consumo das famÃlias e uma redução do investimento público e privado, o que por sua vez vai originar mais desemprego. O possÃvel crescimento das exportações para fora da UE apenas atenuará a recessão. Esta gerará menor receita fiscal e aumentará a despesa com subsÃdios de desemprego. Em meados de 2011 ficará claro que o défice previsto não é alcançável.
|