ACTUALIDADE NACIONAL 27 DE NOVEMBRO DE 2011, DOMINGO A avaliação da jornada de luta de 24 de Novembro não cabe dentro de um valor numérico. Ela valeu pela oportunidade, pela transversalidade e pela unidade demonstradas. Na véspera da aprovação de um orçamento de Estado que representa a rendição à lógica do capital financeiro, muitos milhares de trabalhadores, tanto do sector público como do sector privado, uniram-se numa demonstração de que se opõem e vão continuar a opor-se ao rol de medidas que vai lançar importantes segmentos da população na dependência do assistencialismo.
26 DE NOVEMBRO DE 2011, SÁBADO José Castro Caldas Uma auditoria à dívida pública visa explicar a origem, conhecer a composição – quem são os credores e em que condições foi contratado o crédito – e identificar e denunciar parcelas ilegítimas ou mesmo ilegais da dívida contratada. Quando a auditoria é cidadã, o objectivo é tornar transparentes as opacidades que normalmente caracterizam os negócios e a finança, dar a conhecer à sociedade as obrigações contraídas em seu nome, criar condições para que a sociedade decida, com conhecimento de causa, o que fazer com o fardo que lhe é dito não ter outra alternativa senão suportar.
25 DE NOVEMBRO DE 2011, SEXTA FEIRA Paulo Fidalgo "Acho que é muito inquietante e desadequado que a Comissão proponha eurobonds como se através da mutualização das dívidas pudéssemos evitar o problema das falhas de estrutura do euro", ripostou (a Chanceler Merckel). O primeiro-ministro português, Passos Coelho, alinhou no mesmo diapasão. "Sou defensor de que um dia possamos vir a ter um Tesouro europeu, que emita obrigações europeias, mas olhar para essa solução como uma solução de curto ou médio prazo é estarmo-nos a enganar a nós próprios", defendeu. Já Vítor Constâncio, vice-presidente do BCE, mostrou-se defensor de uma maior cooperação económica e da introdução de eurobonds.” Dos jornais...
24 DE NOVEMBRO DE 2011, QUINTA FEIRA Um exercício de memória e de história - Paulo Sucena As Edições Nelson de Matos trouxeram a público, na sua Colecção História Hoje, a 2ª edição revista e ampliada de Tempo de Subversão, Páginas Vividas da Resistência, de Carlos Brito.
22 DE NOVEMBRO DE 2011, TERÇA FEIRA Nota à imprensa A Renovação Comunista associa-se e apoia a Greve Geral convocada pela CGTP e pela UGT para o dia 24 de Novembro, manifestando a sua solidariedade para com os trabalhadores que nesse dia irão demonstrar a sua oposição e repúdio às medidas impostas por este governo e pela ingerência do FMI/BCE nos assuntos internos do país.
01 DE NOVEMBRO DE 2011, TERÇA FEIRA Na madrugada do passado dia 27 de Outubro os líderes do eurogrupo tomaram as decisões que no imediato dão resposta, no plano financeiro, ao agravamento ou deslizamento das dívidas soberanas de alguns Estados, com o risco de contágio a outros que de momento se encontram numa posição mais confortável.
|