ACTUALIDADE NACIONAL 13 DE FEVEREIRO DE 2011, DOMINGO Nota introdutória à NewsLetter de Fevereiro de 2011 Os acontecimentos precipitam-se no rescaldo das eleições presidenciais.
A reconstrução do espaço político à esquerda marcou passo ou retrocedeu com os fracos resultados do candidato progressista Manuel Alegre.
Mas ainda assim, conseguiu uma mão cheia de quase 800000 votos.
Votos de gente que aceitou o repto de colaboração entre eleitores de centro-esquerda e de esquerda. Esta convergência contém o potencial de gerar novas possibilidades de desbravar um caminho que reconstrua a prazo as condições de governabilidade à esquerda.
12 DE FEVEREIRO DE 2011, SÁBADO Cipriano Justo Ao eleger o seu candidato presidencial no dia 23 de Janeiro é legítimo afirmar-se que a direita consolidou a sua aspiração em substituir o actual governo no curto prazo. Tendo como pano de fundo a precária situação económico-financeira do país e as medidas de austeridade que entretanto foram sendo tomadas com o seu patrocínio, a direita fez uma pré-campanha eleitoral para a presidência da República toda ela virada para a catástrofe, o pânico e o medo.
11 DE FEVEREIRO DE 2011, SEXTA FEIRA Paulo Fidalgo Nos últimos anos têm sido vários os ensaios para aproximar o centro–esquerda da esquerda no encalço de uma nova resultante política para o país com reflexo no governo. A batalha das últimas presidenciais e o papel que nela ocupou a candidatura de Manuel Alegre, apoiada pela Renovação Comunista, pode inscrever-se nesse difícil e para já mal sucedido processo.
01 DE FEVEREIRO DE 2011, TERÇA FEIRA António Bica Por inteligência tem-se entendido a capacidade humana de raciocínio abstracto, isto é a possibilidade do cérebro figurar uma ou mais situações ou realidades imaginadas e de as relacionar com o observado no mundo exterior, ou entre si, capacidade de que resulta a consciência, isto é a auto-percepção da individualidade do correspondente ser.
|