ACTUALIDADE NACIONAL 28 DE JANEIRO DE 2012, SÁBADO A 27 de Janeiro de 2012, decorreu no Porto, no Hotel IBIS, um debate subordinado ao tema "A Esquerda, a Crise e a Alternativa", organizado pelo Núcleo do Porto da Renovação Comunista e contou com a presença Manuel Pizarro (Partido Socialista), João Teixeira Lopes (Bloco de Esquerda), Correia Fernandes, (Movimento de Intervenção e Cidadania), Jorge Bateira (Convergência e Alternativa) e Paulo Fidalgo (Renovação Comunista) assim como várias dezenas de cidadãos interessados.
Houve várias intervenções sendo que se destaca uma proposta de hierarquização das várias frentes de combate das esquerdas (o Governo, a dívida, a troika e a eventual saída do euro). Assim, entendendo que o combate ao Governo é aquela frente que é mais acessível, e sendo que o derrube deste governo e construção da alternativa é a condição necessária para a resolução dos restantes combates, observa-se que tal frente constitui o elo mais fraco dos combates da Esquerda e deve por isso ser nesta frente que as esquerdas devem aplicar as suas forças.
26 DE JANEIRO DE 2012, QUINTA FEIRA A Renovação Comunista saúda o XII Congresso da CGTP com a firme convicção de que os congressistas irão decidir sobre as medidas e as iniciativas que melhor promovam e defendam os direitos dos trabalhadores. Foi sempre essa a tradição da CGTP desde a sua criação em 1970. Certamente que continuará a honrar o seu passado de luta em prol da dignificação do trabalho e dos trabalhadores. Numa altura em que a situação social, económica e política do país se apresenta particularmente gravosa para a grande maioria dos portugueses, cabe à CGTP desempenhar um papel particularmente relevante no aprofundamento do combate às iniquidades impostas pela ganância do sistema financeiro e à subserviência com que os actuais governantes a têm acolhido. Em unidade, os sindicatos que integram a CGTP irão conseguir encontrar as respostas que melhor se adeqúem às aspirações dos trabalhadores e à conjuntura em que o país se encontra.
A Renovação Comunista saúda igualmente Manuel Carvalho da Silva pela forma exemplar como interpretou as suas funções de secretário-geral da CGTP, e pela clarividência e firmeza que colocou na condução das importantes lutas sindicais que tiveram lugar durante o seu mandato.
Lisboa, 26 de Janeiro de 2012
A direcção da Renovação Comunista
10 DE JANEIRO DE 2012, TERÇA FEIRA Carlos Brito A mensagem natalícia de Passos Coelho foi uma significativa demonstração do vazio político da actual acção governativa.
Provou-se que o Governo não tem nada de positivo para anunciar aos portugueses.
|