Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
24 DE ABRIL DE 2012, TERÇA FEIRA
Sobre o Falecimento do Miguel Portas
A Renovação Comunista associa-se neste momento de luto às manifestações de consternação e solidariedade que a notícia da morte de Miguel Portas desencadeia em todo o país.
Transmitimos à direcção Bloco de Esquerda e à família as nossas condolências.
Parafraseando uma velha afirmação revolucionária, dizemos às futuras gerações de activistas que a bandeira vermelha que transportam, irá conter as gotas do sangue da vida de um militante exemplar. Miguel Portas deixa um legado marcado pela inquietação na busca de novas respostas e de novos caminhos sem acomodação a estereótipos ou análises cristalizadas.
Miguel Portas pode não ter conseguido sempre romper o marasmo que tantas vezes nos rodeia. Mas foi sempre um dos que mais tentou questionar e empreender novas buscas.

Depois da profunda derrota do projecto socialista no século XX, Miguel Portas foi alguém que não desistiu de continuar a lutar por um ideal que tem futuro. E fê-lo com a abertura para novas apostas e para a acumulação de força política. Essa atitude, deveras rara, é talvez o que mais importa valorizar para o futuro. Um futuro que, estamos certos, não deixará de honrar o seu legado e de contar com ele na galeria dos que não só não desistiram mas se empenharam até aos ossos na viragem favorável da correlação de forças.

Amanhã, quando celebrarmos e lutarmos no novo aniversário do 25 de Abril, continuaremos a ver nele reflectida a imagem de alguém que nos inspira e nos vai acompanhar quando a contra-ofensiva estiver outra vez na ordem do dia.

Esperamos que as forças de esquerda possam nesta hora congregar as esperanças de todos os que ambicionam um futuro com mais democracia e justiça, na senda do que foi o ideal de sempre de Miguel Portas: o socialismo.


Foto retirada do Público


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.