ACTUALIDADE NACIONAL 21 DE ABRIL DE 2014, SEGUNDA FEIRA FONTE: Público POR: Cipriano Justo Como projectar os cenários na noite de 25 de Maio próximo quando forem conhecidos os resultados das eleições europeias? É este exercício que Cipriano Justo faz neste artigo ao Público.
20 DE ABRIL DE 2014, DOMINGO Comemorar Abril nas ruas, Penalizar a direita nas urnas No próximo dia 25 de Abril, comemoram-se 40 anos da Revolução dos Cravos. A acção dos militares revolucionários, de imediato apoiados pela população, devolveu a Liberdade aos portugueses e pôs fim `a opressão colonial. O regime democrático promoveu uma mais justa redistribuição da riqueza nacional, níveis de saúde e bem-estar mais elevados, o acesso generalizado ao ensino, o desenvolvimento da ciência, a criação cultural e a sua fruição, a promoção do desporto e do lazer ao serviço dos portugueses.
19 DE ABRIL DE 2014, SÁBADO Cipriano Justo Em 25 de Maio vão realizar-se eleições para o parlamento europeu. Tradicionalmente, os eleitores europeus consideram-nas pouco relevantes para o que directamente lhes diz respeito e para as políticas nacionais dos seus países. Daí as elevadas taxas de abstenção, quase sempre superiores a 50%. A percepção é de que o que se passa aí está mais próximo de um ritual político do que das preocupações concretas dos que são chamados a legitimar o funcionamento dessa instituição.
18 DE ABRIL DE 2014, SEXTA FEIRA Paulo Fidalgo (foto: 9 de Maio de 1945 - marca a vitória das forças antifascistas) De facto, parece mesmo constituir-se em lei da economia política, o ponto de vista de Mark Blyth, no seu “Austeridade, história de uma ideia perigosa” em, como, as apostas dos governos na austeridade levam a extrema-direita à proliferação, e mesmo à vitória.
|