Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
O jantar da RC em Alcoutim
23 DE AGOSTO DE 2014, SÁBADO
POR: RC
O actual Governo tem acentuado os cortes no orçamento do SNS!
Moção aprovada no jantar anual da RC, em Alcoutim
A Renovação Comunista promoveu em Alcoutim, no passado Sábado, 23 de Agosto, o tradicional jantar de confraternização e debate, com a participação de várias dezenas de associados e amigos. O tema escolhido para os debates foi, este ano: «Vamos falar de socialismo». As conclusões salientaram a importância de romper com o silêncio que o chamado «pensamento único» procura fazer cair sobre os ideais que põe em causa o capitalismo apodrecido dos nossos dias e a perspectiva da sua substituição pelo socialismo.Olhando para o futuro, os participantes não se alhearam dos mais agudos problemas do presente e entre outras iniciativas aprovaram uma moção de solidariedade com a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com as decisões da Jornada Algarvia de 22 de Agosto.È o seguinte o texto da Moção:
Esta política economicista tem tido como reflexos: a redução do número de Profissionais, o que é completamente insuficiente para as necessidades, a falta de materiais e equipamentos essenciais para o funcionamento dos Serviços.
Isto tem conduzido à degradação das condições de trabalho dos Profissionais de Saúde, havendo situações de ruptura na prestação de cuidados de Saúde à população.
As entidades responsáveis pela Saúde no Algarve, nomeadamente a ARS vem dizer que tem vindo a resolver o problema da falta de profissionais, como exemplo cita que este ano já contratou 22 Médicos e 40 Enfermeiros.
Consideramos ser manifestamente pouco, quando as carências de Profissionais são na ordem das muitas centenas.
No Centro Hospital do Algarve (Hospitais de Faro, Portimão e Lagos) para além das faltas de material e equipamentos inoperacionais, tem se assistido à saída de vários profissionais por aposentação antecipada ou por exoneração, devido às más condições de trabalho, agudizadas pela prepotência do Conselho de Administração, especialmente do seu Presidente. O qual já devia ter sido demitido pela sua incapacidade em dirigir o CHAlgarve.
Perante a situação grave da Saúde no Algarve, o Ministério da Saúde mantém-se distante, não houve as reclamações dos Profissionais e muitos autarcas da Região. Não toma as medidas adequadas para resolver os problemas.
Nesse sentido a Renovação Comunista reunida em Alcoutim no dia 23/08/2014 vem solidarizar-se com a luta dos Profissionais de Saúde do Algarve em defesa do SNS, que culminou com a greve de dia 22/08/2014.
Exige do Ministério da Saúde a resolução urgente dos problemas da Saúde no Algarve.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.