Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
18 DE DEZEMBRO DE 2015, SEXTA FEIRA
FONTE: RC
Editorial da Newsletter de Dezembro de 2015
O acontecimento político mais importante...
O ano de 2015 chega ao fim com o acontecimento político mais importante desde que em 25 de Abril de 1974 foi instaurado o regime democrático por via de um processo revolucionário que envolveu o povo português e as forças armadas.
Circunstâncias políticas sobejamente conhecidas, analisadas e sistematicamente escrutinadas pelas forças políticas da esquerda, mas também por actores políticos exteriores a essas formações, tornaram impossível que ao longo dos últimos quarenta anos a conflitualidade político-partidária instalada entre elas encontrasse uma conjuntura suficientemente favorável para inverter essa situação.

Foi necessária a conjugação dos efeitos de uma política de extrema austeridade aplicada pela coligação de direita, PSC/CDS, e a sua derrota eleitoral nas eleições legislativas de 4 de Outubro, para que PS, BE, PCP e PEV, considerassem que estavam criadas as condições políticas para analisarem e explorarem a possibilidade de um entendimento que desse suporte a uma solução governativa que resultasse de acordos bilaterais entre eles. Tendo sido este o suporte partidário para a constituição do XXI governo constitucional, o seu apoio ultrapassa, no entanto, estas fronteiras, projectando-se num vasto campo de organizações extra-parlamentares que animam e inovam a vida política portuguesa.

Tendo-se passado, em poucas semanas, de um governo que tinha como lema o elogio do austeritarismo para uma equipa governamental que tem no seu programa o desagravamento da austeridade ao longo da legislatura, e cujas medidas constam dos acordos celebrados entre aqueles partidos, interessa afirmar que, sendo necessárias, aquelas medidas são insuficientes. É indispensável que no final da legislatura o país seja outro, e melhor. Para isso, torna-se necessário realizar um importante investimento nas políticas sociais e na evolução da organização do Estado, no sentido de poderem ser apropriados pelas comunidades locais, naquilo que a elas diz imediatamente respeito e para a qual estão melhor colocados para tomar decisões.


 
Acham??
Enviado por Rui Bebiano, em 22-12-2015 às 16:39:01
"o acontecimento político mais importante desde que em 25 de Abril de 1974 foi instaurado o regime democrático"? Não estarão a exagerar um bocadinho...

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.